Aplicativo Ondaedes
O aplicativo
O aplicativo Ondaedes foi a forma que encontramos de alcançar a população. Ele possui duas funções principais.
- Disponibilizar os dados atuais para cidade selecionada. Esses dados, entre outros, incluem o nível de risco e o número de casos atualizados semanalmente.
- Notificar o usuário sobre mudanças no nível de risco para sua localização.
Disponível para android: Google Play Store
Nosso aplicativo tem um potencial incrível para:
I - Informar a população em tempos de surtos ou não:
Quando uma pessoa adentra uma área de risco, ela receberá uma notificação. Nesta notificação, verá as condições do município, se o risco é baixo ou alto, se a tendência é de aumento ou queda, além de ser orientada sobre o que deve fazer para se proteger.
II - Utilidade para turistas:
Verificamos que algumas cidades com grande número de visitantes em um ano têm grandes surtos de dengue no ano seguinte. O viajante poderá se preparar usando repelente, por exemplo, ao saber que o local de destino está com muitos casos de dengue. A rede hoteleira, por exemplo, pode garantir que seu hóspede esteja ciente do risco e criar alternativas para que todos se protejam.
III - Benefícios para o comércio:
Em épocas do ano muito úteis para o comércio, como Páscoa e Carnaval, perder funcionários para a dengue significa prejuízo. O uso do aplicativo pode ser um grande aliado no comércio também.
IV - Eficácia do trabalho dos agentes de endemias:
Primeiro, se o agente ajudou o usuário a usar o aplicativo na primeira semana epidemiológica, por exemplo, quando estiver na 15ª SE, o trabalho feito ainda terá efeito, mesmo que ele não possa voltar àquela localidade. O app continuará emitindo alertas e informando o usuário. Segundo, será possível integrar o trabalho dos ACE's em todo o país, permitindo que o usuário, ao viajar, leve o app e possa se proteger. Ambicionamos monitorar uma variável extremamente difícil, que é o viajante, para evitar que este leve ou traga o vírus para sua cidade.
V - Precisão em tempos de epidemias:
Ao longo do tempo, jovens, adultos e idosos saberão com grande precisão a situação das arboviroses onde quer que estejam e poderão se proteger.
VI - Envolvimento das escolas:
As escolas também fazem parte do nosso projeto. Estudantes nativos digitais, componentes da faixa etária mais suscetível, poderão desde cedo aprender, a seu modo, a se proteger contra as arboviroses.
Documentação
Você pode conferir a documentação e acordo de uso do nosso aplicativo nos links a seguir: